terça-feira, 20 de julho de 2021

ANTIGAS RECORDAÇÕES

            Hoje recebi um vídeo da São Paulo antiga, década de 1940.  Duas coisas me chamaram a atenção, porque eu nasci em 1949: a música de fundo e as imagens da época. A música falava de saudade e é Mazzaropi quem canta.

Eu me lembrei de uma das histórias que minha mãe me contava de quando ela veio de Buri para São Paulo.

             Com dezoito anos, depois da morte da mãe dela, ela resolveu vir com a irmã, minha tia, para a cidade grande. Jovem, bonita, com os cabelos longos e negros, ela estava encantada. Sair do interior e vir pra cidade grande era o máximo. Logo arrumou emprego de arrumadeira, numa casa chique do centro da capital. Dormia no emprego. Na mesma casa, trabalhava também sua irmã.

               Mal se falavam, por causa da rigidez dos patrões, mas no final de semana, na folga dominical, elas iam passear, iam aos parques de diversões, cinemas, ou, apenas sentavam-se num banco da praça, para apreciar as belas fardas dos pracinhas brasileiros!

                 Ela se casou com um daqueles soldados. Entre seus quatro filhos, estava eu. Hoje,  ao ver aquele vídeo, sei que todas aquelas imagens fizeram parte da história de vida dela: os bondes abertos, as pessoas naquele vai e vem, caminhavam por entre os automóveis, o Mappin, que era um prédio com vários andares de lojas de departamentos...

                  Sei, que ela gostaria de ver esse vídeo...mas infelizmente não é possível, porque ela se foi deste mundo há alguns anos...

                  

 

                

                

                






  


Nenhum comentário:

Postar um comentário