domingo, 11 de maio de 2014

Oigres

Esse é o nome do meu irmão caçula. Cinquenta e nove anos de idade. Depois da morte da minha mãe, em março de 2013, agravou-se a doença que ele tem: alcoolismo.
Foi internado na Comunidade Terapêutica Projeto Vida em 21 de abril de 2014. Hoje foi o primeiro dia de visita. Ele me contou que deu vontade de chorar quando viu o nosso carro chegar. A vontade de sair de lá é enorme, mas no que depender de mim, vai cumprir o tratamento até o fim: 180 dias. Lá, ele tem regras a serem seguidas e se não seguir é "castigado". Pode até fugir de lá. Ele mesmo diz que é fácil. "Mano, é por sua conta e risco, não conta comigo".
O lugar, um sítio, cercado de mata por todos os lados, é bem bonito e agradável. Contato direto com a natureza. Piscina. Futebol. Laborterapia. Sessões de espiritualidade. Talvez, daqui a uns 45 dias, ele entenda que é para o bem dele.
Estou fazendo terapia de grupo. Os familiares dos dependentes também têm esse acompanhamento psicológico. Eles advertem aos familiares para não caírem na chantagem emocional que sofremos quando vamos visitar. Dito e feito: ele quer sair de lá com apenas 20 dias  de tratamento. "Quero assistir à Copa em minha casa!"... etc. 'Mano, aguenta firme, põe na sua cabeça que você está num Spa'. Ele riu. Ele acabou de ler " Juntos para sempre" de Walcyr Carrasco. Ele está lendo bastante. Na hora de ir embora foi só tristeza.
O tempo é inexorável. Logo ele estará de volta pro seu aconchego, seu trabalho...sua rotina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário