sábado, 15 de janeiro de 2011

D e s p e d i d a



Guarulhos, 1º de setembro de 2010
D e s p e d i d a


Final de carreira no Ensino Público.
São 28 anos ministrando aulas de Português e Inglês. Lecionei das 5ª séries até 3ª ano da Educação Básica. Tive alunos de várias idades: de 10 a 50 anos.
Fiz um cálculo aproximado. Onze mil alunos!
O que quero deixar registrado aqui não é sobre as aulas dadas e sim sobre as atividades extracurriculares que fiz com meus alunos.
Levei turmas: ao teatro, ao cinema, ao Playcenter, ao zoológico, ao Fioravante Hervolino, ao Thomeuzão, ao show dos Menudos, no Morumbi, ao Memorial da América Latina, ao Planetário, à Oca, ao Museu do Ipiranga, à UnicSul, ao Aeroporto de Guarulhos, ao bosque Maia, à Bienal do Livro, à caminhada ecológica pelas ruas do bairro.
Fiz parte de Comissão de Formatura, ensaiei e apresentei peça de teatro, no Caetano de Campos, na Praça da República, organizei gincanas e saraus, ajudei em Festas Juninas, Festa do Sorvete e em Brechó, promovi concurso de redação, fui responsável pela criação e implantação do Jornal Escolar em várias escolas que lecionei. Tenho trabalho publicado na época do PEC. Fiz curso de Informática. Tive grupos de alunos para aula de informática. Fiz curso de inglês (Interaction) da Secretaria de Educação, apliquei o que aprendi a um grupo de alunos, na sala de informática. Promovi a Paz, através de projeto com festa de comemoração da paz, de preservação do meio ambiente e com o Decálogo da Paz consolidado na parede da E.E. Professora
Cacilda Caçapava de Oliveira. Participei do Dia do Desafio, do Agita Galera, das comemorações pelo aniversário da escola.
Desenvolvi atividades no primeiro semestre deste ano sobre reciclagem, meio ambiente, pegada ecológica, palavras gentis, Profeta Gentileza, (gentileza gera gentileza) com a música de Marisa Monte; “Saber Ser” e “Sentimentos”, através de vários contos. Um dos mais marcantes foi “A árvore de Natal de Cristo”, que nos revelou os sentimentos de “Compaixão e Generosidade” de Fiódor Dostoiewski, de um livro cedido por D. Edna, chamado livro dos “Bons Sentimentos”. Tenho certeza que os alunos se lembram das histórias que lhes contei.
Atualmente, participo do “Projeto Cacilda Caçapava – 25 anos”, com a elaboração de uma coletânea de produção de textos de cada uma das minhas turmas com o nome de “Meus melhores momentos” com o intuito de homenagear a escola nos seus 25 anos e também para agradecer a todas as pessoas com quem convivi neste ano: Diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica, professores, alunos e os demais funcionários.
Às vésperas da minha aposentadoria, a escola passa por reforma e convivemos com os trabalhadores que se juntaram ao nosso dia-a-dia.
Leciono com a mesma garra do início de carreira. Há muito que fazer até o meu último instante no lugar que Deus escolheu para eu cumprir a minha missão: na ESCOLA PÚBLICA, e agradeço por tudo. Obrigada, meu Deus, por ter me permitido chegar até aqui.

Dinorá Moraes Campos

5 comentários:

  1. Não penso em me despedir ainda, já são 20 anos na luta, labuta, mas pelo menos uma vez ao dia me pergunto por que fiz a mesma escolha que você. Ao menos uma vez ao dia me pergunto por que insistimos na Educação. Ao menos uma vez ao dia, me pergunto o que os pais estão fazendo aos seus filhos. Ao menos uma vez ao dia, me pergunto por que aiinda não desisti.
    Mas muitas vezes ao dia consigo sorrir e me emocionar com os adolescentes que são meus alunos e que me tocam profundamente a alma.
    Mas muitas vezes ao dia, me sinto revigorada por estar com esta meninada que está com a vida apenas começando.
    Todos os anos nossos alunos têm a mesma idade, nós é que envelhecemos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lã, só vc mesmo pra me fazer rir com essas figuras.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elaine, essa imagem de uma lente de óculos refletida na pg de um livro, (aí, na abertura do meu blog) reflete na pg ao lado, justamente o que somos: "Cara e Coração". Foi essa a idéia?

    ResponderExcluir